segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Seu cabelo fala por você?



Por Ana Clea Bezerra

    Você certamente já ouviu a frase: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Isso também pode se aplicar diretamente a nossa aparência, ou seja, somos aquilo que parecemos ser, e para causarmos uma boa impressão temos que estar aparentemente em harmonia, isso não quer dizer que precisamos ser belos para causar impressão - lógico que não -, mas uma pessoa que sabe se beneficiar de sua aparência pessoal é um bom conhecedor de si mesmo, sabe bem o seu estilo, e o que combina ou não com sua personalidade.

   Chega um dia que você acorda e quer mudar o seu corte e a cor dos seus cabelos e não sabe como? Quer seguir a tendência da moda e fazer um corte igualzinho de Victoria Beckham, mas não sabe se combina? Se olha no espelho mil vezes imaginando se você ficaria linda com o cabelo igual ao de Sandy?

Enfim, você precisa de ajuda.

    Muitas vezes o corte que imaginamos fazer pode não se encaixar com o nosso modelo de rosto, tipo de cabelo... e principalmente, pode não estar em sintonia com o nosso estilo e temperamento, isso pode ser a causa de muito arrependimento, porque achamos que tal corte vai ficar perfeito, mas quando nos vemos no espelho o mundo desaba e você pensa: não era assim que imaginei.E não apenas o cabelo, mas tudo em nosso rosto revela quem somos, até o design de uma sombracelha e a maquiagem tem que ser escolhida em concordância com nossa personalidade, preferência e até profissão.

   E para sabermos mais sobre nós mesmo é que existe o visagismo. Sabe o que é? Pois eis que te explico.

  O visagismo (vem de visage que significa rosto) é uma técnica que nos proporciona a ter uma imagem de acordo com o nosso estilo,ou seja nos ajuda a ter  uma identidade personalizada. Tal prática foi criada pelo Francês Fernand Aubry, lá pelos meados da década de 30, o objetivo do Francês era criar uma harmonia entre as características de uma pessoa e sua aparência, traduzindo assim uma estética totalmente simétrica e harmônica.

   Muitos profissionais estão usando esse método para identificar o estilo do cliente e assim compor um visual que esteja de acordo com as características da pessoa. O que muitas pessoas não sabem é que o cabelo, assim como outras partes do nosso corpo, também fala e muito sobre nossa personalidade, esse é um motivo pela qual temos que tomar conhecimento para que nossa aparência demonstre exatamente aquilo que somos e que queremos transmitir. 

   Por isso, não adiante querer imitar o corte ou penteado de uma celebridade porque nem sempre isso combinará com o seu próprio estilo.

Saiba mais sobre o visagismo e o que diz sobre os tipo de cabelos e penteados.


Cabelo liso: Demonstra controle, porém com seriedade. Ideal para pessoas com profissões mais rígidas, como advocacia ou cargos na área financeira.
Cabelo curto: Pessoas com personalidade forte e destemidas. Geralmente passam uma imagem de força.
Cabelo longo: Transmite a idéia de liberdade descompromissada, seja ela emocional, financeira, religiosa, entre outros.
Fio reto: A simetria dos fios indica que a pessoa é controlada, leva qualquer situação da melhor forma.
Cabelo desconectado: Com pontas para fora transmite alegria e dinamismo. É uma boa opção para quem trabalha com público.
Franja lateral: Direciona e suaviza a imagem de forma moderna. Quando se mostra parte da testa uma imagem de respeito é transmitida, porém de forma leve.
Franjinha para frente: Suaviza a imagem, mas remete a conceitos mais adolescentes. É uma boa opção para quem trabalha com crianças.
Testa a mostra: O visual impõe respeito. É bom para pessoas que precisam liderar – principalmente mulheres que trabalham diretamente com homens.
Topete: Passa a imagem de autoridade, força e determinação.
Cabelos com linhas verticais e retas: transmitem estrutura
Cabelos com linhas retas horizontais: transmitem estabilidade. No entanto, uma franja reta e um cabelo com linhas verticais e base na horizontal, por exemplo, cria uma espécie de barreira e mostra que a pessoa é convencional; passa falta de jogo de cintura.
Cabelos com linhas inclinadas: transmite dinamismo. Os cabelos com linhas inclinadas (desfiados ou repicados) que se voltam para dentro representam introversão e dinamismo, demonstrando desequilíbrio. O ideal são as linhas inclinadas voltadas para fora, pois elas mostram que a pessoa é dinâmica e extrovertida.
Cabelos com linhas curvas: os cabelos estilo "Gisele Bündchen" transmitem amplitude, sensualidade, lirismo e romantismo.
Cabelos com linhas mais fechadas (cachos): transmite uma imagem emocionalmente conturbada.
Cabelos com linhas quebradas (encaracolados): transmite infantilidade. Os encaracolados normalmente não são levados a sério. Por isso que a maioria das mulheres, quando chega à idade adulta não gosta desse tipo de cabelo. Elas reagem emocionalmente, instintivamente ao se olhar no espelho.




Victoria Beckham - Cabelos com linhas inclinadas - Transmite dinamismo
Jennifer Aniston - corte vertical e reto -São pessoas focadas e organizadas
O black power da cantora Macy Gray passa força e ousadia e também conturbação
Franja reta significa força
Gisele Bündchen: “O cabelo indica feminilidade e sensualidade”





3 comentários:

  1. oi flor amei o post
    eu tenho cabelo curto: personalidade forte!
    franja lateral: respeito, de forma leve
    linhas repicadas: dinamismo! muito legal isso!
    bjokas
    juntoemisturado-br.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deus!
    Preciso de um cabelereiro brasileiro, URGENTE!!! KKKK
    Bom domingo!
    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, deixem seus comentários e me façam mais felizes ainda com a presença de vocês!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...